Para receber novidades, inscreva-se:

Este é um blog de participação espontânea e colaborativa.

As opiniões aqui emitidas não refletem o pensamento da Editora.

Fogão a lenha

Por Paulo Pazz



Definitivamente não tenho boas relações com fogões modernos.

Sequer consegui ligar o danadinho!

Bom mesmo é o velho e saudoso fogão a lenha empretejando a cozinha toda, enchendo o teto de picumã e bafejando fumaça nos olhos da gente.

Bom mesmo é sentar perto do borralho, colocar a lenha com a ponta pra frente e ficar escutando o pau chiando e merejando resina porque não está de todo seco.

Bom mesmo é barrelar o caldeirão de ferro e botar feijão pra cozinhar sobre as línguas esfomeadas das labaredas.

Bom mesmo é sentir o cheiro do café fumegando no bule e do pão de queijo no forno (apesar da fumaça da lenha) e olhar pela janelinha de madeira a chuva caindo de mansinho, criando lodo na parede descascada.

Bom mesmo é sumir para dentro de minha saudade e conversar com minhas lembranças da infância.






Autoria


Paulo Pazz é licenciado em Letras pela UFG-CAC, Professor pelo Estado de Goiás e Membro da ACL - Academia Catalana de Letras. Também é revisor e colunista da Revista Portalvip (com circulação em toda região sudeste de Goiás), integrante da Comissão julgadora das Olimpíadas da Língua Portuguesa desde 2014, ator integrante da Cia Express’arte e instrutor de “Contação de Causos" pelo Centro Cultural Labibe Faiad (Catalão/GO). Participou da mesa redonda O fazer Poético e do Sarau de Poesias (ambos do I FLICAT UFG) e do Festival Literário do Cerrado – FLICA (Ipameri-GO), edições I, III e IV. Mantém a Página literária do blog Recanto das Letras, do site da UOL, desde Outubro de 2008. Recebeu oito premiações em concursos literários mantidos pela UFG (a primeira em 1993), cinco premiações pelo SESI-Arte e Criatividade (nas categorias Conto e Poesia) e o Prêmio “Trabalhador da Indústria” pelo SESI. Participou de duas antologias poéticas publicadas pelo SESI – Serviço Social da Indústria e publicou os livros "Palavra Lavrada", "Transfiguração" e "Manual do Desesquecimento".

Fanpage: https://www.facebook.com/paulopazz

Deixe seu comentário

Posts recentes

Início   |  Coleção Lendas Brasileiras   |   Originais   |  Política de Privacidade   |   Blog   |    Loja    |  Fale Conosco

 

Panóplia Cultural - CNPJ 30.877.808/0001-12

Fanpage: f/EditoraPanoplia

Instagram: @editorapanoplia

E-mail: contato@editorapanoplia.com.br

Telefone: (21) 99367-3411 (WhatsApp)

Rua Wilson Barroso, 47, São Bento

Duque de Caxias / RJ


©2019-2021 by Panóplia Cultural.