Ana Paula Monteiro

Flor & Ser

Ana Paula 2.jpg

Ana Paula Monteiro é Mestra em Educação, Professora, Especialista em educação infantil e educação especial. Escritora. O trabalho com a formação de professores e a educação infantil são estudos que motivam a continuar na área da educação.
 

Mãe do Luiz, apaixonada pela arte de emocionar ao contar e escrever histórias.

Livros selo Panóplia

capa.jpg

“Brincadeiras”

Editora Panóplia, Livro infantil ilustrado, Ano: 2021


“O livro “Brincadeiras” oferece uma importante reflexão sobre a importância do brincar, evidenciando para o público infantil (e todos que atuam com este público), como podemos conciliar diversas modalidades de brincadeiras, em tempos e espaços (físico e virtual) diversos. Esta obra chama a atenção para um tema sério da contemporaneidade, onde a mediação junto às crianças é fundamental: a importância de se desconectar para tirar o melhor proveito da vida. Tal seriedade convergindo com a leveza, na verdade é uma marca de autoria, de quem pesquisa e forma professores para atuar junto às crianças. É brincando que se ensina! É brincando que se aprende! E é na vivência onde estão os amigos que se constituem as melhores lembranças!” Profª Drª Keite Melo - Professora do  ISERJ, da Rede Municipal de Duque de Caxias e da Univesp.

 

Comprar

capa.jpg

“Plays”

Editora Panóplia, Livro infantil ilustrado, Ano: 2021

“The book “Plays” offers an important reflection on the importance of playing, showing the child audience (and everyone who works with this audience) how we can reconcile different types of games, in different times and spaces (physical and virtual). This work draws attention to a serious contemporary theme, where mediation with children is fundamental: the importance of disconnecting to get the best out of life. Such seriousness, converging with lightness, is actually a mark of authorship, of those who research and train teachers to work with children. It's playing that you teach! It's playing that you learn! And it is in the experience where the friends are that are the best memories!” Prof. Drª Keite Melo - Professor at ISERJ, Municipal Network of Duque de Caxias and Univesp.

 

Comprar

capa.jpg

“Por um mundo melhor”

Editora Panóplia, Livro infantil ilustrado, Ano: 2022

Sinopse: Através das crianças podemos ter um mundo melhor... Aprender desde pequeno a cuidar dos recursos naturais, a respeitar o outro e principalmente a tecer a esperança, são algumas ações para conseguirmos uma sociedade menos consumista, sustentável, mais solidária e mais humanizada. Por um mundo melhor apresenta o olhar infantil sobre a necessidade do cuidar do outro e da natureza. A história de Zaila e Aruana é uma aventura infantil, que trata das mudanças ambientais, por conta da ganância dos homens em explorar o ambiente, o que gera sofrimento aos habitantes da aldeia vizinha à Floresta. As protagonistas da história, com essa junção de forças, conseguem ter, de volta, um ambiente vivo e alegre, onde todos sentem vontade de cantar e brincar. As reflexões sobre as questões afro-indígenas e ambientais são essenciais, daí a urgência de orientarmos os olhares das nossas crianças para essa direção. Vamos viajar nessa aventura com Zaila e Aruana rumo a um mundo melhor para todos nós. Professora Catarina Janira Padilha - Formadora da Ação Saberes Indígenas na Escola - IFRR/UERR/UFRR

 

Comprar

capa.jpg

“Ouvindo as Estrelas”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: “Ouvindo as Estrelas” trata-se de uma homenagem aos enamorados e um tributo a Olavo Bilac e à sua obra "Via-Láctea", onde o poeta brasileiro afirma que "(..) só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas". 

 

Download

Capa.jpg

“Cantando Auroras”

Editora Panóplia, Antologia digital, Ano: 2021

Sinopse: "Cantando Auroras" tem como tema a saudade e trata-se de uma homenagem à poetisa portuguesa Florbela Espanca e ao seu poema "Quadra D'Ele (1)", no qual a poetisa portuguesa afirma que "(..) Saudades e amarguras / Tenho eu todas as horas, / Quem noites só conheceu / Não pode cantar auroras.". 

 

Download